top of page

Acerca de

4(1).png

Este Curso Preparatório para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) tem duração de 1 ano. Para testar seus conhecimentos você terá acesso a avaliações, simulados e correções de redação.

 

No Cursinho da Poli os conteúdos são apresentados de forma a ampliar o escopo das diferentes disciplinas em cada área do conhecimento. Os professores promovem contextualização permanente, possibilitando ao aluno entender o mundo no qual está inserido ao trabalhar com múltiplas linguagens.

Estímulo permanente à leitura, ao debate e à construção de argumentação consistente, habilidades fundamentais ao bom desempenho nos exames de seleção para as principais universidades.

 

Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB)

Após a aprovação do concurso inicia-se o curso na APMBB que tem duração de três anos, sendo os dois primeiros de internato. Ao ingressar na carreira o candidato é empossado na graduação de Aluno Oficial PM e ao final de sua formação torna-se Aspirante à Oficial.

 

Carreira

O Aspirante à Oficial será designado a servir em um Batalhão de Polícia. Estagiará por um período de 8 meses e, logo após, será promovido ao posto de 2º Tenente, passando a exercer plenamente as funções de comandamento de tropa policial pronta. Com o passar do tempo alcançará postos através de promoções, podendo chegar até o posto de Coronel. 

A principal função do Oficial na Polícia Militar é comandar e liderar seu efetivo operacional na preservação da Segurança Pública. Sempre norteando as ações preventivas que serão desenvolvidas e executadas em sua área de atuação. No início de carreira, chefiará um pelotão. Posteriormente, uma Companhia. Em seguida, um Batalhão. Pode, inclusive, estar a frente de um grande Comando que atinge toda uma região do Estado.

Áreas da Polícia Militar do Barro Branco

O que atrai e fascina muitos candidatos à Polícia Militar, é justamente sua imensidão, pois, uma vez dentro da Instituição, o Oficial terá à sua frente um leque de opções de atividades em que ele poderá direcionar sua carreira, conforme sua vocação e habilidades, frequentando cursos de especialização dentro da Corporação. Exemplos de áreas de atividades e unidades existentes na PMESP são:

–  Policiamento Urbano: Rádio Patrulhamento, Força Tática, Rocam, BAEP e ROTA;
–  Policiamento Aéreo: GRPAe;
–  Policiamento Ambiental;
–  Operações Especiais: COE;
–  Resgate de Reféns e Antibombas: GATE;
–  Salvamento e Combate à Incêndio: Corpo de Bombeiros;
–  Policiamento de Trânsito;
–  Policiamento Rodoviário;
–  Telecomunicações;
–  Finanças;
–  Recursos Humanos;
–  Logística;
–  Comunicação Social;
–  Tecnologias;
–  Policiamento de choque;
–  Cavalaria;
–  Canil;
–  Corpo Musical;

 

Requisitos para ingressar no Barro Branco

Para ingressa na Academia Da Policia Militar do Barro Branco, o candidato deve:

  • Ser brasileiro;

  • Ter idade mínima de 17 anos;

  • Ter idade máxima de 30 anos de idade, exceto para o candidato pertencente aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

  • Ter estatura mínima, descalço e descoberto, de: 155 cm, se mulher; 160 cm, se homem;

Além desses requisitos, você precisará ter as seguintes condições para assumir o cargo:

  • Possuir aptidão física compatível com o exercício do cargo.

  • Possuir higidez física e mental.

  • Possuir perfil psicológico compatível com o exercício do cargo.

  • Estar quite com as obrigações eleitorais.

  • Estar quite com as obrigações militares, se do sexo masculino.

  • Se militar, estar enquadrado pelo menos no comportamento disciplinar “bom” ou equivalente, e não ter cometido, nos 2 últimos anos, transgressão disciplinar classificada como “grave” ou equivalente.

  • Ter concluído o ensino médio ou equivalente.

  • Ter boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas.

  • Se ex-integrante de qualquer uma das Forças Armadas ou de Força Auxiliar, não ter sido demitido “ex officio” por ter sido declarado indigno para o oficialato ou com ele incompatível, excluído ou licenciado a bem da disciplina, salvo em caso de reabilitação.

  • Não ter sido, nos últimos 5 anos na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena.

Simulados
No Cursinho da Poli o estudante realiza simulados inéditos, com questões de múltipla escolha ou dissertativas, nos moldes dos principais vestibulares e do ENEM. Nossos simulados inéditos de Medicina e Unesp aumentando ainda mais suas chances de passar.

 

Avaliações
Nossas avaliações proporcionam ao aluno saber exatamente qual seu nível de proficiência, e, para a equipe pedagógica acessar diagnósticos individualizados de cada estudante.

Além disso, as aulas interdisciplinares, maratonas, palestras, debates proporcionam ao estudante preparação para a vida acadêmica e para o mundo do trabalho.

bottom of page